quarta-feira, 27 de março de 2013





Páscoa: Reflexão e Gratidão



Desde a saída vitoriosa dos hebreus do Egito (após 430 anos de escravidão) até os dias de Jesus a Páscoa foi celebrada basicamente com um sentido reflexivo e gratulatório. Neste período do ano os hebreus alimentavam-se de pão sem fermento para recordarem o sofrimento que enfrentaram no Egito. Os judeus, sucessores históricos dos hebreus, cumpriam anualmente este mesmo ritual refletindo sobre tal fato e abstendo-se de comer pão fermentado como gesto de solidariedade moral com seus antepassados.  

O segundo sentido da Páscoa, gratidão, motivava hebreus/judeus a oferecer culto a Deus, por meio de sacrifícios de animais, agradecendo-o por sua ação de poder em favor de seu povo, ao libertá-lo da escravidão egípcia.  Estas celebrações tinham forte conteúdo pedagógico, como a conscientização das novas gerações do sofrimento de seus irmãos no Egito e da ação poderosa de Deus em seu favor, libertando-os de tão grande opressão.  

O que a Páscoa significa hoje: 

Jesus deu novo sentido à Páscoa. Para judeus ela significava libertação do jugo egípcio, para nós, é salvação do pecado pelo sacrifício de Cristo. Hoje a celebramos como um momento também de reflexão e de gratidão, embora com motivações diferentes.

A reflexão é feita sobre o sofrimento de Jesus que enfrentou ofensas, agressões, desprezo, torturas e até a morte. Ele entregou sua vida, sofrendo todo tipo de desumanidade, para morrer em nosso lugar. A gratidão a Deus é devido ao seu incomparável e singular presente que é Jesus. Ele veio bondosamente ao nosso encontro e oferece-nos salvação, alegria, libertação, dignidade e paz. 

Esta celebração atual tem, também, forte conteúdo pedagógico ao revelar o amor redentivo de Deus por nós, ao demonstrar sua graça maravilhosa em nos acolher – apesar de nossas falhas –, ao nos conceder libertação e paz verdadeiras.  A celebração cristã da Páscoa não termina na Sexta-feira com o Cristo crucificado, nem no Sábado com o corpo de Jesus na sepultura, mas no Domingo, com sua ressurreição gloriosa, o dia da alegria, da vitória e, sobretudo, da paz.  

Esta é a nossa páscoa: reflexão e gratidão, pois Deus nos oferece Cristo que é a alegria verdadeira, a vitória plena e a paz perfeita. Boa celebração da Páscoa, para você e sua família! 

Pr. Antonio Barros 
Diretor Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário